Parlamento Europeu termina legislatura pródiga em temas sensíveis

por RTP
Elyxandro Cegarra - NurPhoto via AFP

A legislatura que agora terminou na União Europeia é vista como uma das mais delicadas desde a formação da União. Uma crise pandémica, a guerra na Ucrânia e um cenário cada vez mais complicado de emergência migratória tiveram o Parlamento Europeu sempre no limite. Juntamos aqui alguns momentos que dão ideia do trabalho que desce ao hemiciclo.

Última sessão plenária em Estrasburgo
Os eurodeputados fizeram um balanço destes cinco anos de legislatura e o Terra Europa acompanhou a última sessão plenária da 9ª Legislatura em Estrasburgo. A menos de dois meses das Eleições Europeias, os representantes dos diferentes grupos políticos europeus recordaram os momentos altos e baixos dos últimos cinco anos.

Roberta Metsola vê "extremos como a destruição do projeto europeu"

A presidente do Parlamento Europeu esteve em Lisboa em finais de 2023 para falar com jovens sobre ativismo político. Numa entrevista exclusiva ao Terra Europa, Roberta Metsola deu pistas para o futuro das relações entre a União Europeia e a Rússia e explicou a complexidade do tema das migrações na Europa.

"Se quisermos uma verdadeira política de defesa temos de alterar os Tratados"
A frase é da secretária de Estado francesa para os Assuntos Europeus. Laurence Boone sublinha que, "se quisermos uma verdadeira política de defesa, temos de alterar os Tratados" da UE.

Boone esteve de visita a Lisboa para se encontrar com os homólogos português e espanhol e, em entrevista à RTP, aventou a necessidade de mudar os Tratados da União Europeia para a adesão de novos países - como a Ucrânia - criticando na altura a gestão migratória do Reino Unido e da Dinamarca.

Vinte anos do maior alargamento da história da UE

O ano de 2024 marca o 20.º aniversário de um dos alargamentos mais históricos da União Europeia. Foi em 2004 que a União Europeia passou a designar-se "A Europa dos 25", com a entrada de 10 países para a família europeia: República Checa, Polónia, Hungria, Malta, Chipre, Lituânia, Estónia, Letónia, Eslováquia e Eslovénia.

O Terra Europa conversou com os eurodeputados que acompanharam o alargamento para perceber o que mudou desde 2004 e o que pode mudar no futuro, numa altura em que se discute um novo alargamento da União Europeia.
PUB